Clique no país do mapa para escolher seu destino:

Portugal Espanha França Itália Luxemburgo Reino Unido Holanda Bélgica Suíça Áustria República Tcheca Polônia Alemanha Alemanha Hungria

Europa

O continente europeu está situado no hemisfério norte do globo terrestre e sua área é de aproximadamente 10.498.000 km². Sendo sua população de 744,7 milhões de habitantes (dados de 2006).

A Europa é formada por 49 países: Irlanda, França, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Malta, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Rússia, Belarus, Polônia, República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Moldávia, Sérvia, Croácia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia, Bulgária, Macedônia, Albânia, Espanha, Portugal, Andorra, Liechtenstein, Itália, Grécia, Turquia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Armênia, Letônia, Estônia e Lituânia.

Destes, apenas 27 países fazem parte da União Européia (UE). Existem também os países da UE que fazem parte do Espaço Schengen, esses países assinaram o Tratado de Schengen, que é um acordo que trata sobre o espaço de controle de imigração. Faz parte do Espaço Schengen os seguintes países da Comunidade Européia: França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Finlândia, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Malta, Grécia, Suécia, Dinamarca, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Suíça, Noruega, Islândia e Hungria.

Portanto, ao passar pela imigração de um desses países, o turista poderá transitar para qualquer outro país do Espaço Schengen sem necessidade de passar pela imigração novamente.

Falando em moeda, existe a chamada Zona do Euro, a qual temos 17 países da Europa que adotaram o Euro como moeda oficial, são eles: França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Finlândia, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Malta, Irlanda, Chipre e Grécia.

Qual a melhor época do ano para conhecer a Europa? Qualquer época é boa, mas sua escolha deve depender do que você quer fazer, ir para praia, esquiar, ou apenas conhecer!

No verão, de junho a agosto, os dias são longos, o sol se põe lá pelas 21horas e dá para aproveitar bastante! As temperaturas variam de cidade para cidade, em algumas cidades a máxima chega a 30º e a mínima a 26º, enquanto em outras a máxima não passa dos 22º e a mínima a 19º. No verão também é a época mais cara e procurada pelos turistas. Além de coincidir com as férias escolares!

No inverno, de dezembro a fevereiro, os dias não são longos como no verão e a noite chega cedo! As temperaturas também variam bastante de cidade para cidade, em algumas a máxima chega a 7º e a mínima a 0º, enquanto em outras a máxima chega a 11º e a mínima a 15º.

Na primavera, de março a maio, e no outono, de setembro a novembro as temperaturas são amenas e tudo é mais barato.

Segurança na Europa

Lembre-se que nenhum lugar no mundo é 100% seguro, mas se compararmos qualquer lugar da Europa com o Brasil, podemos dizer que podemos ficar um pouco mais tranquilos, afinal, a taxa de criminalidade a mão armada é extremamente pequena. Temos que ficar atentos aos batedores de carteira, pois estão em todos os lugares muito visitados por turistas e em estações de metro. Desconfie sempre que alguém lhe oferecer ajuda sem que peça, afinal, o europeu não é tão receptivo quanto o brasileiro! Se for vítima de algum assalto, procure a delegacia mais próxima para registrar o ocorrido. Recomendo que tire uma cópia de seu passaporte e deixe no Hotel, em caso de roubo ou perda procure o Consulado ou Embaixada do Brasil da cidade onde está para que eles possam providenciar outro documento para você poder continuar sua viagem e depois voltar ao Brasil. Nunca ande com documentos e dinheiro ou cartões de crédito nos bolsos traseiros, pois isso facilita o roubo para os batedores de carteira.

Ter cuidado com suas bagagens nos aeroportos e estações de trem é fundamental. Se precisar pegar um taxi, verifique os credenciados para evitar problemas como cobranças indevidas e longos percursos sem necessidade!

Um detalhe importante, além do mapa da cidade, tenha sempre com você o cartão com o endereço do hotel, isso ajuda e muito!

Curiosidade:

- Os dois menores países da Europa são: Vaticano (0,4 km2) e Mônaco (1,95 km2).

Você merece essa Viagem e não é todo dia que se vai para a Europa.